quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pró-Vítima terá núcleo na Estação 114 Sul do Metrô

Governador José Roberto Arruda vai inaugurar mais um núcleo do Pró-Vítima. A cerimõnia ocorrerá em 3 de dezembro, a partir das 15h, na Estação da 114 Sul do Metrô


O governador José Roberto Arruda e o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Alírio Neto, inauguram, às17h do dia 3 próximo, o terceiro núcleo do Programa de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima), na Estação da 114 Sul do Metrô. O programa, criado em 15 de abril deste ano, vem sendo desenvolvido sob a coordenação da subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência, Valéria de Velasco. O objetivo é acolher e assegurar assistência psicológica, social e jurídica às pessoas (adultos, jovens e crianças) que sofreram as mais diferentes formas de agressão e estimular ações voltadas à construção de uma cultura de paz e contribuir para uma sociedade mais harmoniosa.
O primeiro núcleo do Pró-Vítima foi instalado no Paranoá e o segundo, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), onde funciona da sede da Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência. Em seis meses de trabalho, o programa contabilizou 609 atendimentos, sendo 508 por meio de visitas domiciliares das equipes multidisciplinares e 101 por ações judiciais em andamento no 2° Juizado Especial de Competência Geral do Paranoá. No ranking das ocorrências, a violência doméstica corresponde a 52% dos atendimentos, seguida pelos homicídios (18,5%), lesão corporal (10,2%), estupro (7,4%) e acidentes de trânsito (3,7%). Em percentuais menores, estão as vítimas de tentativa de homicídio, de tentativa de latrocínio, de maus tratos de ameaça de morte, de suicídio e de tentativa de suicídio.
A inauguração do Núcleo do Plano Piloto – Estação da 114 Sul do Metrô facilitará o atendimento de de pessoas que moram em Águas Claras, Santa Maria, Samambaia, Águas Lindas e em outras cidades, que hoje buscam os serviços do programa no Paranoá ou no SIA.

APRESENTAÇÕES
Na cerimônia de inauguração do Núcleo do Plano Piloto começará às 15h, com as apresentações de grupos artísticos, que, como a Pró-Vítima também estão empenhados no enfrentamento da violência e na construção de uma cultura de paz. Já confirmaram presença a Orquestra dos Meninos do Itapoã, Azulim Hip HOop, Mestre Gilvam da capoterapia, Central Única de Favelas, REC Crew (grupo de grafiteiros, b.boys, DJ, rap e skate), Radicais Livres S/A (grupo de sarau) e outros artistas locais.



SERVIÇO
Evento: Inauguração do Núcleo do Pró-Vítima do Plano Piloto
Estação da 114 Sul do Metrô
Data: 3 de dezembro de 2009
Horário: 15h
Local: Estação da 114 Sul do Metrô

Nenhum comentário :

Postar um comentário