quinta-feira, 23 de julho de 2009

Semana da Amamentação começa dia 1º de agosto


"Amamentação em todos os momentos - mais saúde, carinho e proteção" é o tema da Semana Mundial da Amamentação, escolhido pelo Ministério da Saúde, que este ano ocorrerá de 1º a 8 de agosto. No Distrito Federal, a semana será aberta, às 9h do dia 1º, no Parque da Cidade, pela Secretaria de Saúde, Coordenação para Assuntos da Mulher, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, e pela primeira-dama, Flávia Arruda.

A campanha objetiva divulgar em todo o mundo, amplamente as vantagens e a importância da amamentação para a saúde da mãe e da criança e sensibilizar sobre a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento natural. Desse modo, as mães podem ser ajudadas e aconselhadas, desfazendo mitos, prevenindo e ou tratando as complicações que podem prejudicar a amamentação, e sobretudo, contribuindo para aumentar a autoconfiança das mães, condição básica para o sucesso da amamentação.

Proteção e mais saúde
Amamentar no peito significa proteger a saúde do bebê de doenças como diarréias, distúrbios respiratórios, otites e infecções urinárias. Somado a isso, um estudo da Organização Mundial da Saúde mostra que o aleitamento materno como único alimento ao longo dos primeiros seis meses de vida pode reduzir em até um quinto os índices de mortalidade infantil em países em desenvolvimento.

Especialistas também acreditam que o bebê amamentado conforme o recomendado terá menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e, em mulheres, ajuda no combate à osteoporose. Para as mães, a amamentação proporciona redução do sangramento após o parto, diminuição da incidência de anemia, câncer de mama e ovário. Ótimos motivos não faltam para que o leite materno seja o alimento exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê

A Semana Mundial da Amamentação Materna (SMAM) foi idealizada pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) que define o tema central da campanha a cada ano, o qual passa a ser discutido nos diversos países, unificando assim as comemorações em todo o mundo desde 1992. Cerca de 12 países participam da mobilização todos os anos. A abordagem de diferentes temas faz com que este seja um método efetivo de mobilização de todos os segmentos da sociedade em prol da promoção do aleitamento natural.

Nenhum comentário :

Postar um comentário