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A proposta é criar uma ponte entre pessoas que desejam fazer trabalho voluntário e instituições que necessitam desse trabalho
Trata-se de uma parceria entre o Sindjus-DF e os órgãos do Judiciário e Ministério Público. O Sindicato faz a triagem das instituições e disponibiliza os endereços, nomes para contatos e necessidades mais urgentes de cada uma. Essas informações podem ser consultadas no site do Sindjus ou por telefone, com a funcionária responsável pela campanha.
Assim, cada servidor que se interesse em doar algumas horas do seu tempo e do seu talento terá informações precisas sobre quem precisa do quê, onde, quando e como.
O objetivo dessa campanha vai além de atender necessidades materiais de entidades e pessoas desassistidas. Ela visa criar um vínculo entre o voluntário e o grupo atendido, modificando uma ultrapassada noção de caridade. Visa dar oportunidades de mudança e crescimento pessoal para ambos: quem dá e quem recebe. Desse modo, espera-se criar ações contínuas e auto-sustentáveis, que não se esgotem numa iniciativa pontual.
A campanha apóia-se em duas idéias centrais. A primeira é que cada pessoa tem um ou vários talentos, ou seja, uma ou várias atividades que gosta de fazer. A doação desse talento, portanto, não é um sacrifício, e sim um prazer. A segunda idéia é que toda contribuição é importante. Por exemplo: numa creche, contar histórias para as crianças vale mais do que doar brinquedos; num asilo, ouvir histórias dos idosos pode ser melhor que doar roupas.
Dessa forma, todos serão estimulados a doar atitudes, serviços e aptidões, nas mais variadas áreas: da cozinha à contabilidade, das compras às artes, do corte e costura à administração. Sabemos que, neste país, carências não faltam. Boa vontade das pessoas também não falta. Por isso é preciso fazer a ponte.
Trata-se de uma parceria entre o Sindjus-DF e os órgãos do Judiciário e Ministério Público. O Sindicato faz a triagem das instituições e disponibiliza os endereços, nomes para contatos e necessidades mais urgentes de cada uma. Essas informações podem ser consultadas no site do Sindjus ou por telefone, com a funcionária responsável pela campanha.
Assim, cada servidor que se interesse em doar algumas horas do seu tempo e do seu talento terá informações precisas sobre quem precisa do quê, onde, quando e como.
O objetivo dessa campanha vai além de atender necessidades materiais de entidades e pessoas desassistidas. Ela visa criar um vínculo entre o voluntário e o grupo atendido, modificando uma ultrapassada noção de caridade. Visa dar oportunidades de mudança e crescimento pessoal para ambos: quem dá e quem recebe. Desse modo, espera-se criar ações contínuas e auto-sustentáveis, que não se esgotem numa iniciativa pontual.
A campanha apóia-se em duas idéias centrais. A primeira é que cada pessoa tem um ou vários talentos, ou seja, uma ou várias atividades que gosta de fazer. A doação desse talento, portanto, não é um sacrifício, e sim um prazer. A segunda idéia é que toda contribuição é importante. Por exemplo: numa creche, contar histórias para as crianças vale mais do que doar brinquedos; num asilo, ouvir histórias dos idosos pode ser melhor que doar roupas.
Dessa forma, todos serão estimulados a doar atitudes, serviços e aptidões, nas mais variadas áreas: da cozinha à contabilidade, das compras às artes, do corte e costura à administração. Sabemos que, neste país, carências não faltam. Boa vontade das pessoas também não falta. Por isso é preciso fazer a ponte.
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