sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Violência juvenil preocupa Lula

A segurança não é responsabilidade de ninguém individualmente, mas de todos, coletivamente. Esse é o entendimetno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, na tarde de quinta-feira, abriu a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, ao lado do ministro da Justiça, Tarso Genro. Lula se disse preocupado com o avanço da violência entre os jovens.

O presidente defendeu melhores condições de trabalho para os policiais, considerados, por ele, "guardiões" da ordem pública. "Policial é igual a Deus, para os ateus. Só falam bem deles quando é necessária a ajuda deles", comparou Lula.

A conferência, inédita no país, tem a participação de representantes de setores organizados da sociedade, de órgãos públicos profissionais da área de segurança pública. O principal objetivo é elaborar políticas públicas para o setor, mas pretende também consolidar projetos voltados à construção de uma cultura de paz, como os da organização não governamental Rodas da Paz, sediada em Brasília, sob a coordenação de Beth Davison. A subsecretária Valéria de Velasco e a diretora de Atendimento Externo, Alice Caetano, da Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.

O encontro vai até domingo e a expectativa dos quase 3 mil participantes é de que seja traçado um caminho para melhorar a segurança pública no Brasil. Hoje, a violência no país é considerada uma epidemia, que provoca graves danos econômicos, sociais e emocionais em toda a sociedade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário