terça-feira, 18 de agosto de 2009

Homenagem a Pedro Davison, vítima da violência no trânsito

O biólogo e ciclista Pedro Davison (foto), morto por atropelamento, há três anos, no Eixão Sul, na altura da 213, será homenageado amanhã (19/08). Familiares, amigos e o Movimento de Ação Integrada de Solidariedade, com o apoio da Subscretaria de Proteção às Vítimas de Violência, realizam, das 9h às 16h, desta quarta-feira, no Clube dos Previdenciários (712/912 Sul), uma oficina com a participação de vitimados pela violência no trânsito e por outros crimes.

"A oficina objetiva mostar que a mobilização fortalece as pessoas e, em conjunto, podemos fazer muito mais pelas famílias que sofreram violência no trânsito ou outras formas de agressão", explica Beth Davison, mãe de Pedro.

Segundo Beth, a defesa de Leonardo Luiz da Costa motorista que matou seu filho conseguiu adiar a realização do júri popular, marcada para o dia 20 próximo. Até agora, a Justiça não decidiu por uma nova data e o acusado segue impune e em liberdade. Pedro foi morto, em 19 de agosto de 2006, quando andava de bicicleta na faixa central do Eixão, também chamada de faixa presidencial. O motorista atropelou o ciclista em alta velocidade e, segundo testemunhas, Leonardo participava de um racha. No primeiro momento, a Justiça considerou o crime doloso, uma vez que Leonardo, ao dirigir acima da velocidade permitida pela via, assumiu o risco de matar alguém.

Para a subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência, Valéria de Velasco, o oficina desta quarta-feira servirá como mais um instrumento para o empoderamento dos famíliares vítimados pelas diferentes expressões de agressão em busca de justiça. "Todos lutam contra a impunidade, a melhoria do trânsito e em defesa ampla da construção de uma cultura de paz", diz Valéria.

À frente do Programa de Proteção às Vítimas de Violência, Valéria de Velasco, lembra que essa iniciativa do Governo do Distrito Federal, proposta pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), tem como meta atender às vítimas com assistência psicossocial e jurídica, além de trabalhar na formulação de políticas públicas para a construção da tão desejada cultura de paz.


As homenagens a Pedro Davison não se encerram com a oficina. Às 19h30, na Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima (308 Sul), será celebrada missa pelos três anos da morte do ciclista.

PROGRAMAÇÃO
Homenagens a Pedro Davison
Data: 19 de agosto de 2009
Local: Clube dos Previdênciários - 712/912 Sul
Horário: das 9h às 16h
Participação e apoio da subscretária de Proteção às Vítimas de Violência, Valéria de Velasco, e familiares vitimados pela violência
Promoção: Família de Pedro Davison

Missa em memória do biólogo e ciclista
Local: Igrejinha Nossa Senhora de Fátima - 308 Sul
Horário: 19h30


2 comentários :

  1. Dia 18 de dezembro de 2011 resolvi dar uma caminhada no eixão sul e vi aquela bicicleta branca que homenageia Pedro Davison. Fiquei muito aborrecido com esse caso. Uma vida desperdiçada por causa de um bêbado irresponsável. Até quando isso vai acontecer no Brasil. Que o Senhor jesus ilumine os familiares desse jovem. Espero que ocaso não caia no esquecimento e que sirva de exemplo para esses irresponsável que insistem em misturar álcool com direção.

    ResponderExcluir
  2. corrigindo a mensagem anterior:
    ...exemplo para esses irresponsáveis...

    ResponderExcluir