quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dia de São João, mas tome cuidado

Hoje é Dia de São João

Mas preste atenção nesta matéria, publicada ontem no site do Correio Braziliense


Número de atendimentos a queimados aumenta quase 50% de junho a setembro
Lais Lis /Correio Braziliense
Publicação: 23/06/2009
As festas juninas coincidem com a chegada das férias escolares e do inverno em Brasília o que acaba se tornando uma combinação perigosa entre fogueiras, fogos de artifício, álcool e churrascos o que eleva em quase 50% o número de atendimentos à queimados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), centro de referência em tratamento de queimados no DF, e também nos atendimentos feitos pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo o diretor da unidade de queimados do hospital, Mario Fratine Gonçalves Ramos, em média o Hran atende 22 pacientes por mês, mas o número sobe para 35 entre os meses de junho e setembro. “E é importante lembrar que o hospital atende apenas casos mais graves e que precisam de internação”, advertiu o médico, lembrando que o aumento pode ser maior. “Isso acontece principalmente por causa das férias escolares e do tempo frio”, explicou Fratine. Segundo ele a maior parte dos atendimentos são de queimaduras por causa de liquido inflamável e liquido aquecido.
Nessa época do ano os Bombeiros também registram aumento no número de atendimentos. Segundo informações da corporação, parte desses atendimentos é a vítimas de fogos de artifício e queimaduras em festas juninas, com fogo e líquido quente. Este ano já foram 89 casos, dez deles durante este mês. O número é quase igual às ocorrências registrada pelos Bombeiros em 2007. De janeiro a junho de 2007 foram 84 casos. Uma média de 14 por mês. ImprudênciaDe acordo com Fratine a maior parte dos casos ocorre por negligência ou imprudência da vítima ou de terceiros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário