segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Diversidade cultural na inauguração do Núcleo Plano Piloto



Por Nayara Sousa
e Camila Machuy
Estagiárias de jornalismo

A inauguração do Núcleo Plano Piloto – Estação 114 Sul do Metrô ­­― da Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência atraiu centenas de pessoas. A abertura da cerimônia, iniciada às 15h, ocorreu com a exibição do curta-metragem O Troco, cedido pela Central Única de Favelas (Cufa-DF), que enfatiza a construção de uma cultura de paz. O filme mostra como uma boa ação pode mudar o destino das pessoas e impactar positivamente em uma comunidade.
Em seis meses, o Programa de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima) analisou 1.252 ocorrências policiais, que resultaram em 508 visitas domiciliares e 101 ações judiciais. No total, foram 609 atendimentos a vítimas de diferentes formas de agressão. As mulheres correspondem a 63% das vítimas, contra 37% dos homens. Esse resultado reforçou a necessidade de expansão da assistência multidisciplinar ­ ­― psicológica, jurídica e social ― do programa e justificou a inauguração do Núcleo Plano Piloto na Estação 114 Sul do Metrô, um ponto estratégico para atender à demanda reprimida existente no Distrito Federal.
A festa de inauguração ocorreu na tarde do dia 5 último e atraiu centenas de pessoas de quase todas as cidades do DF à Estação 114 Sul do Metrô. 
Em seguida, ocorreram três intervenções poéticas por Vinícius Borba, do grupo Radicais Livres S/A, de São Sebastião, e Lilian Diniz. Os integrantes do Grupo Azulim, de Sobradinho II, e Meninos de Atitude, de Brazlândia, fizeram uma roda de break, que mexeu com os convidados de todas as idades e também com as pessoas que passavam pela estação. E o show continuou com os grupos de rap Conscientes, do Recanto das Emas, e de dança BSGI (Associação Brasil Soka Gakkai Internacional), formado apenas por mulheres de várias cidades da capital federal.
Ao lado do palco, grafiteiros do grupo Picasso Não Pichava deram uma demonstração de habilidade com uma lata de tinta em spray. A cada borrifada, os traços surgiam na tela e, ao final, a expressão “paz” estava construída. As apresentações culturais foram encerradas pela orquestra Menino do Itapoã que executou o Hino Nacional.
A subsecretaria de Proteção às Vítimas, Valéria de Velasco, disse estar muito feliz pelo resultado obtido em seis meses e agradeceu a toda a equipe da Pró-Vítima. “Se hoje estamos inaugurando mais uma sede é graças ao comprometimento desta equipe”, disse Valéria. Já o secretario de Justiça, Flávio Lemos, disse estar bastante satisfeito com o resultado “nesse curto período já são mais de 600 famílias atendidas esse é um marco no enfrentamento da violência no DF”. Prestigiaram a cerimônia, o subsecretário de Justiça, João Marcelo, a responsável pelas bibliotecas Casa do Saber, Carmem Gramacho, que inaugurou no novo núcleo do Pró-Vítima mais uma 59ª unidade, batizada de Visconde Sabugosa, patrocinada pela Rede Gasol.